domingo, 13 de setembro de 2009

PSD em Baixa/ PS em Alta: O Porquê da Questão?

Hoje não vou apenas restringir-me à política concelhia. Pois o debate de ontem, entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite (MFL), foi demasiado evidente do estado de decadência em que se encontra a cena política, neste momento no nosso país, para que possa escrever neste blog e não falar dele.
Sócrates é um mau primeiro ministro. Não afirmo isto porque esta ou aquela razão em particular, mas baseado na avaliação do seu desempenho global como governante, que está à vista de todos, principalmente daqueles que olham para a governação com espírito crítico sem olhos de maledicência pura. No entanto, tenho que admitir que foi fácil para ele ter uma prestação muito boa, no debate com a líder do maior partido da oposição. A senhora não conseguiu fazer uma única crítica que fosse à governação do seu adversário político. Porquê? Porque o PSD está vazio de reflexão crítica, vazio de ideias, vazio de vontade política de ter no futuro um desempenho diferente do governo de Sócrates. Ainda por cima, MFL viu confirmados nos documentos que Sócrates apresentou, as decisões políticas e as ideias que corroboram as ideias e decisões por ele tomadas, ou por ele contrariadas no sentido de fazer melhor. È o caso do IMI, das SCUT, do TGV, da privatização da segurança social, educação… em tudo iguais. Com a agravante de que MFL se revela incoerente relativamente às posições que tinha no passado, porque agora, para caçar o voto, nega e silencia o que pensa sobre essas questões. E mais grave, nega o que sobre essas matérias irá fazer como 1ª ministra, se o debate de ontem ainda lhe der luz verde para chegar a tal cargo.
Concluindo: Sócrates esteve bem, apenas porque MFL esteve mal, muito mal! Esta senhora com a sua terrível incoerência, perdeu a noção do que é estar numa candidatura para ser governante de um país: não tem programa, não tem ideias, anda desnorteada a posicionar-se ente o não e o nin para ganhar votos. Ou seja, mantém uma postura retrógrada de candidata a eleições: nada dizer, não prometer para não se comprometer. Afirmar o contrário do que diz o adversário. Contrariar, dizendo mal, daquilo que faz o adversário. Enfim, estar no não e no nim, no assim assim, que eu quero é ir para lá e fazer o que tu fazes ou pior, ainda!
Nunca pensei chegar a ver uma figura política fazer um figura tão triste num debate público para todo o país! Esta senhora revelou-se aos olhos do país um poço de incoerência (um terrível defeito numa pessoas e muito mais num político!)
Com este cenário o que resta para os muitos autarcas do PSD que lhe seguem a pisada, por este país fora? Serem também eles incoerentes, terem um programa de trabalho vago e inconsistente, salpicado de pequeninas ideias sem ideia nenhuma, levarem os velhinhos da região a Fátima, dançarem o tango ou corridinho nas festas populares e apanharem o voto com umas cervejolas ensopadas em carne assada numas festas do partido, u nas inaugurações apressadas das obras que deixam para a posteridade a sua griffe de altos aleijados funcionários do estado?
Nada mudou. Está tudo na mesma! O centralão quer agarrar-se ao poder banhando-se em águas mornas, dando esmolas aos pobrezinhos e acenando que assobiando para o ar às questões polémicas para papar os votos!
Meus senhores deixo-vos aqui um comentário que apanhei e que traduz o que penso:

«O que ontem se viu foram duas pessoas que tentarem justificar o injustificável. Os outros, por vaidade, oportunismo ou incompetência esgrimem argumentos de ocasião. Já não restam políticos que trabalham efectivamente para o bem do país. Infelizmente MFL desiludiu-me. O engenheiro há muito que o tinha feito.
Esperemos para ver qual dos dois nos vai desgovernar nos próximos 4 anos, se os eleitores continuarem a andar distraídos.
E não é pessimismo nem optimismo. É apenas o que temos.Enfim, MFL mostrou quem é que está melhor preparado para governar Portugal ( ou seja, para o deixar afundar mais lentamente!! Sócrates, infelizmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui a sua reflexão.