sábado, 25 de abril de 2009

A Mensagem do Candidato do PS sobre o 25 de Abril

O candidato do PS por Ansião escreveu sobre o 25 de Abril. O seu texto, agora disponível na página online do PS Concelhio, encontrei-o, antes, publicado num jornal.
Houve a preocupação, por parte deste cidadão, empenhado em travar uma luta política pelo PS e conquistar o poder local para a sua família política, de relembrar a data. De falar sobre ela. Mas… faltou-lhe a eloquência do pragmatismo discursivo para passar uma mensagem objectiva e clara sobre o facto histórico e os seus pressupostos ideológicos.
O texto é pouco político e, por isso, a intenção política do mesmo ficou diluída nas tintas da veia lírica, mas e um lirismo que lembra os lirismos lamechas dos ultra-românticos do século XIX!
«Abril…Abril…Abril…» à força de tanto repetir, de se perder, de se enredar nas recordações já muito matizadas de um romantismo barato, o candidato perdeu a força da palavra e do tema!
Não! Decididamente, este cidadão, não está a altura de um debate político nos nossos dias. Isto porque os nossos dias são os da palavra imediata, do pragmatismo, do preto no branco. O homem e mulher votantes exigem ideias concretas!
Há que ser mais pragmático! Um político não pode ser um lírico tem que ser um homem de ideias claras e de discurso objectivo! Um político tem que escrever para todos. Muitos dos que leram o artigo, movidos pela curiosidade do que dizia um dos seus conterrâneos, não perceberam nada! Imagino-os a dizer «Escreve bem, o Tozé Domingues!» que é que se diz quando não se percebe patavina. E muitos não percebem patavina do que aqui se quis dizer! (quando tenho que ler um texto mais do que uma vez para o perceber é porque o mesmo perdeu a força da clareza das ideias!).
Um político não deve querer escrever apenas para elites literárias ( que este nem isso faz!).
Um político quando escreve, escreve para todos e apresenta objectivamente ideias e não textos de poesia barata.
Fiquei indignado, porque os nossos cidadãos que querem subir ao poder e liderar massas continuam tão românticos hoje, como há dois séculos atrás! E a persistir neste estilo não vamos a lado nenhum!
Que se lembre o 25 de Abril, sim, que se fale da data, da história! Que se fale da ditadura do silêncio, da miséria do povo, dos «Vampiros» de Zeca Afonso (Eles comem tudo mas não deixam nada!). Que se fale disto que está tão actual! Que se fale de forma clara, objectiva, estabelecendo semelhanças e contrastes. Que se fale com espírito crítico, sem medo. Que se fale para mostrar que Abril pode ser novamente uma revolução e uma renovação da política podre que mina o país pela corrupção, pela ganância, pela falta de civismo, pelo falta de amor à pátria e ao próximo. Que se apresentem ideias claras como as manhãs de Abril, por favor!
Que se faça do 25 de Abri uma data viva. Não apenas mais um dia de feriado. Não apenas um dia para apresentar candidaturas!
A este candidato exige-se mais! Mais por Ansião.

Um comentário:

  1. Consulte a conferência de Kalidas Barreto em Ansião no dia 25 de Abril 2009 em "http://www.ansiaonews.eu"

    ResponderExcluir

Faça aqui a sua reflexão.